Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

Sefaz destaca a necessidade de aprofundar medidas de economia e de elevação de receita para enfrentar projeção de déficit superior a R$ 400 milhões em 2019

05 de Dezembro de 2018 | 14:37

Ao apresentar o cumprimento das metas fiscais relativas ao segundo quadrimestre deste ano na Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Sergipe, o secretário de Estado da Fazenda, Ademario Alves, apontou para a necessidade de continuidade das ações de economia da máquina administrativa de forma conjunta às ações de elevação de receita com o objetivo de fazer frente à previsão de déficit estadual de R$ 400 milhões em 2019.

O secretário afirmou que as ações administrativas desenvolvidas até o segundo quadrimestre resultaram em um cenário estadual melhor em relação ao mesmo período do ano passado, observando-se uma ligeira melhora na arrecadação a partir do mês de junho, com destaque para as medidas de contenção de gastos e ampliação de receitas.

Um ponto destacado durante a explanação aos deputados foi o foco do trabalho do Governo em promover a eficiência dos gastos públicos e manter ao longo de 2019 a pontualidade do pagamento da folha. “É preciso dar segurança ao servidor público a respeito do salário. O servidor precisa ter a segurança de que naquela data seu salário estará depositado. O Governo do Estado vem conseguindo dar essa tranquilidade ao servidor. Uma segunda questão é a previsibilidade de pagamento aos fornecedores e parceiros do Estado. Essa previsibilidade provoca um efeito positivo na economia e faz a roda girar no comércio e na indústria”, ressaltou Ademário Alves.

Sobre esse aspecto, o secretário reafirmou que outras medidas de contenção de gastos, redução do custeio da máquina e ações de incremento da arrecadação serão vitais para o equilíbrio financeiro do Estado, especialmente para o ano de 2019, em que se projeta um déficit aproximado de R$ 400 milhões.

Previdência

O grande desafio para o Estado é equacionar o déficit da Previdência, estimado em R$ 1 bilhão até o encerramento do exercício financeiro de 2018. Na avaliação do secretário, é necessário adotar medidas no sentido de uma reforma previdenciária que neste momento possam amortecer o crescimento do déficit, muito embora ainda não possam haver muitas definições tendo em vista a necessidade de se avaliar o cenário nacional.

(Foto: Jadilson Simões/Agência Alese)

Medium 4601e4e7998a17d5eba079e47b206c7a